PUBLICIDADE TOPO
MOSTRAS DE TEATRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SERÃO REALIZADAS EM CINCO DISTRITOS DE PALMARES DO SUL NESTA SEMANA
14/10/2019 14:36 em QUINTAORS NOTICIAS

MOSTRAS DE TEATRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SERÃO REALIZADAS EM CINCO DISTRITOS DE PALMARES DO SUL NESTA SEMANA

Nesta semana, de 14 a 18 de outubro, serão realizadas as Mostras de Teatro das Oficinas Terapêuticas de Teatro da Secretaria Municipal de Saúde de Palmares do Sul. Os eventos vão acontecer nas localidades da Sede, Granja Vargas, Bacupari, Frei Sebastião e Quintão, sempre com entrada gratuita e aberta à comunidade.

Mais de 100 participantes irão apresentar suas peças teatrais, construídas ao longo do ano, com a orientação de Bianca Flôres. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e a coordenação é do NAAB (Núcleo de Apoio à Atenção Básica). As atividades são executadas pela Associação Espaço da Arte.

As Oficinas Terapêuticas de Teatro são espaços de inclusão, socialização e diversidade, que buscam estimular a criatividade em um ambiente inovador e dinâmico. “Para os processos de montagem dos espetáculos, os participantes sugeriram os temas, que foram pesquisados ao longo do ano. As peças não são resultado, mas parte de processos contínuos de desenvolvimento das potencialidades, que iniciaram em dezembro de 2018”, explica a professora Bianca Flôres.

PROGRAMAÇÃO

Dia 14 o evento será no Ginásio Municipal da sede, às 19h30 e vai contar com as peças “Ninguém entende minha dor”, do grupo Cupinchas da Arte, de Quintão, “O Reino Cinzento”, do AtuArt (FOTO), da Sede, e “Eu não quero usar vestido hoje”, do Magic Art, de Frei Sebastião. Na terça, dia 15, o Salão Paroquial de Granja Vargas vai receber os grupos As Poderosas, de Butiatuva, AtuArt, e Pintando o Set, de Granja Vargas. Eles irão apresentar, a partir das 19h, as peças “Chapeuzinho Vermelho”, “O Reino Cinzento” e “Festa”, respectivamente.

Já na quarta-feira, dia 16, a Mostra começará mais cedo, às 14h, no Ginásio da EMEF. Domingos Saraiva, em Bacupari. A programação vai contar com os espetáculos “Sonhos interrompidos”, do grupo Vingadores da Arte, de Bacupari, “Festa”, do grupo Pintando o Set, e “A Patinha Feia”, do 100% Criativos, de Quintão. Na quinta-feira, dia 17, o evento também iniciará às 14h, no Salão Paroquial de Frei Sebastião. As atrações serão as montagens “Eu não quero usar vestido hoje”, do Magic Art, “A Patinha Feia”, do 100% Criativos, e “Sonhos Interrompidos”, do Vingadores da Arte.

O último dia de Mostra de Teatro será em Quintão, às 19h, no Ginásio da EMEF. Bento Gonçalves. A plateia irá prestigiar as peças “Ninguém entende minha dor”, do Cupinchas da Arte, “A Patinha Feia”, do 100% Criativos, e “Chapeuzinho Vermelho”, do grupo As Poderosas.

PEÇAS TEATRAIS

“A Patinha feia” retrata a história de Antônia Jurema da Silva Pato, uma menina diferente, que desde seu nascimento tem sido excluída, maltratada e ridicularizada por todos aqueles com quem tem contato. Agora, na adolescência, prestes a se formar no Ensino Fundamental, ela acaba descobrindo o amor por Júnior, o garoto mais popular e desejado da escola. Contudo, o sonho de ir ao baile de formatura com ele pode ser apenas mais um daqueles terríveis planos para humilharem ela outra vez, ou não! Essa montagem trata de forma bastante real e divertida uma questão muito relevante: o bullying. O texto é uma adaptação da obra de Fernando Tepasse.

O clássico da literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho”, ganha uma nova roupagem aos olhos do grupo de mulheres As Poderosas. O espetáculo é uma livre adaptação de Bianca Flôres para a fábula de Charles Perrault, escrita em 1697. A história é sobre a inocência, uma flor delicada que toda a criança carrega consigo, e sobre homens que se disfarçam de lobos para roubar esta flor tão desejada. Em uma encenação lúdica repleta de simbologias do universo infantil, a peça tem como tema central a pedofilia e busca auxiliar as crianças a identificar o perigo e buscar ajuda.

“O Reino Cinzento”, de Bianca Flôres, tem como cenário um povoado onde as cores eram proibidas, devido à tradição de que tudo deveria ser cinza. Insatisfeitos com esta situação, o príncipe Borralho e a princesa Gris iniciam uma verdadeira revolução no reino. Com ajuda dos pintores, eles irão encher de cores roupas, alimentos, casas e até pensamentos. Com figurinos criados por Matheus Souza, 17 atores darão vida a diferentes personagens, para contar esta história que pretende refletir sobre o conceito de liberdade e direitos do povo. A trilha sonora foi criada especialmente por Rudy Kestering e será executada ao vivo.

“Ninguém entende minha dor” foi construído a partir de experiências pessoais dos participantes do grupo Cupinchas da Arte. De forma responsável, o texto busca fazer um alerta sobre automutilação e ideação suicida. Irá ressaltar a importância do espaço de fala e escuta para maior compreensão dos sentimentos, tanto na família, na escola e comunidade, quanto nos serviços de saúde, buscando-se formas mais saudáveis na expressão das emoções e sofrimentos.

A esquete “Eu não quero usar vestido hoje”, escrita por Bianca Flôres e Bruna Johhan, nasce de um questionamento trazido por adolescentes sobre a diferença na criação de meninos e meninas. De forma bem humorada, eles colocam em cena pequenas situações que abordam os direitos das mulheres e a igualdade de gêneros.

“Festa”, escrita por Fernando Tepasse, passa-se na casa de um adolescente, que chama os amigos para uma comemoração. No meio da diversão, falta luz. Eles então resolvem fazer o Jogo da Verdade. De maneira bem humorada, a peça mostra as relações e os conflitos da adolescência.

A obra “Sonhos Interrompidos” foi construída a partir de criações coletivas, com orientação de Bianca Flôres. Conta a história de quatro adolescentes de diferentes condições sociais, que começam a usar drogas, a fim de fugirem de seus problemas. O espetáculo mostra o drama dessas pessoas e de suas famílias, que lutam para resgatá-las deste universo.

 

COMENTÁRIOS